Dicas para limpar sofás e carpetes em casa

A limpeza e a manutenção de um sofá permitem que o móvel se mantenha conservado, limpo e combinando com a sua casa. Apesar de ocupar um grande espaço importante em sua residência podem acontecer alguns acidentes, por isso, é sempre bom saber como limpar um sofá.

Manter o sofá e carpete sempre limpo não é uma tarefa fácil, ainda mas quando temos crianças em casa, e digo por experiência própria. Muitas pessoas também tem habito de comer no sofá, são as famosas noveleiras de plantão ou aquele marido que não perde um futebol com os amigos. Fato é! Quem não gosta de chegar em casa depois de um dia cansativo e se jogar nele não é mesmo, poder assistir TV com a família, receber amigos estando sempre com o sofá e seu carpete bem limpo. A limpeza e a manutenção de um sofá permitem que o móvel se mantenha sempre conservado, já o carpete permite ter o mesmo contraste de sua cor original, fora isso evita que algumas bactérias acabe se proliferando nele e causando manjas no tecido. Apesar de ocupar um grande espaço importante em sua residência pode também acontecer alguns acidentes, por isso, é sempre bom saber como limpar um sofá ou carpete.

 

Sofa-com-chaise-colorido

Separamos algumas dicas de como limpar seu sofás ou carpete em sua casa:

O sofá de camurça requer tipos de cuidados mais específicos . Utilize sempre em sua limpeza usando aspirador de pó com escova de cerdas finas de latão. A escovação do sofá deve ser sempre no sentido da fibra. Evite passar panos úmidos pois pode manchar o sofá. Se o seu animal de estimação, seja cachorro ou o gato, cochilar em seu sofá, não se preocupe, a solução mais eficaz é enrolar uma fita adesiva em sua mão e passar sobre o estofado. Assim os pelos saem deixando o sofá limpo. Nesse tipo de tecido é recomendável passar somente um pano umedecido em água e detergente neutro para retirar a sujeira.recomendável Deve-se escovar o sofá uma vez por semana com uma escova própria para camurça.

MG_61451

Como tirar manchas do seu sofá

Vinho e café: use um papel toalha para absorver o máximo possível do líquido derramado. Comece pela borda em direção ao centro, para evitar que a mancha se alastre. Jogue um pouco de água com gás ou tônica sobre a mancha para borbulhar e subir à superfície. Então, limpe novamente com o papel toalha, evitando esfregar. Repita se for  necessário. Outra opção é passar gelo sobre a mancha e ir enxugando.

Refrigerante: para retirar a mancha utilize detergente líquido incolor e água.

caneta: umedeça uma esponja no vinagre de álcool branco e aplique sobre o risco de caneta esfregando com a parte macia da esponja até que a mancha saia. Outra opção é passar um pano molhado com demaquilante (removedor de maquiagem) sobre a mancha.

Gordura: para retirar manchas de gordura e comida use água e sabão neutro (1 copo de água morna por 1/4 de sabão de louça neutro), forme uma espuma desta mistura e passe com uma esponja na mancha, deixe agir por 15 minutos, retire com um pano ou papel toalha, sempre de fora para dentro. Passe um pano seco  e deixe secar.

como-limpar-sofa

Para mantê-lo limpo, basta fazer uma limpeza básica semanalmente, assim , manchas, pelos e poeira não irão acumular, sempre quando cair qualquer líquido no estofado, deve ser limpo rapidamente com um pano seco.

Como limpar o seu carpete gastando pouco

Como o sofá, o carpete também tem um espaço importante na casa, deixa o cômodo mais bonito e sofisticado e requer alguns cuidados na hora da limpeza. Não sabendo limpa-lo pode causar danos definitivos. Veja algumas dicas para limpa-lo de forma correta e gastando pouco.

anonovodois(1)

Não utilize muitos produtos químicos, dependendo do material pode danifica-lo. Você pode optar por materiais caseiros como o bicarbonato de sódio, o vinagre e o sabão líquido suave, são exemplos de limpadores e desinfetantes de tapetes.  Você economiza e sua família  não vai sentir odores fortes.

Com o tempo os carpetes vão desenvolvendo manchas, criadas por nós mesmo, para isso você pode fazer seu próprio removedor de manchas com uma solução caseira que é feita da mistura de um litro de água fria com 1/4 de xícara de detergente líquido. Uma batedeira auxilia a misturar o conteúdo, pois ajuda a criar espuma. Para fazer a limpeza com essa solução caseira, use uma escova macia e esfregue suavemente a espuma nas fibras do tapete manchado em movimento circular. Depois da retirada da mancha, a área deve ser limpa com um pano úmido e secada com um secador de cabelo.

458700-Carpete-em-casa-vantagens-desvantagens-3

Você sabia que o vinagre pode ser usado na hora da limpeza do seu carpete?

O vinagre é um desinfetante natural e neutralizante. Ele pode ser usado para limpar uma série de superfícies, incluindo tapete. O vinagre mata os germes que se desenvolvem entre as fibras do tapete, bem como neutraliza a acidez da urina de animais de estimação enquanto elimina os odores desagradáveis.

TAPETE-DE-LUXO-lindos

Quer mais dicas como estas? basta seguir nosso blog construplace  haus .

 

Dicas para limpar sofás e carpetes em casa
5 (100%) 1 vote
Dicas Faça você mesmo

PLUGIN | SPEED-PAGE-LOAD | Perfect Designer