Móveis para decoração de sala de estar

A tarefa de escolher os móveis para a sala de estar parece uma tarefa simples que pode se complicar ao tentarmos encontrar o móvel perfeito. Confira as dicas de móveis para a decoração de sua sala de estar e ela terá um ambiente agradável, bonito e confortável.

A tarefa de escolher os móveis para a sala de estar parece uma tarefa simples que pode se complicar ao tentarmos encontrar o móvel perfeito, que seja bonito, que combine com a decoração e que seja do tamanho ideal para o ambiente. Por isso, antes de escolher seus móveis tenha em mente o uso que sua terá: estude o espaço disponível, defina se a tv ficará na sala ou terá uma sala própria, verifique quem utilizará a sala, crianças e adolescentes, se há animal de estimação, reserve um cantinho para ele também.

O mais importante é que haja um bom espaço para a circulação entre os móveis, o ideal é que a distância entre eles seja de uns 90 cm. Não é nada agradável ficar tropeçando ou ter que desviar daquela mesa de centro, o ideal é coloca-la num canto ou retirá-la.

Quando se trata de móveis, a qualidade é o fator mais importante! Opte por um mobiliário mais durável e bonito ao frágil e comum. A sala de estar é o lugar que passamos a maior parte de nosso tempo, com a família, amigos ou até mesmo sozinho descansando, portanto tem que ser um lugar bonito e agradável e não abra mão do conforto!

Os Móveis

Para começar podemos dividir os móveis da sala de estar em dois grupos: os móveis fundamentais e os móveis complementares. Os móveis fundamentais são aqueles que são imprescindíveis para o ambiente, em nosso caso, a sala de estar e são eles: o sofá e o apoio para a TV, um rack, painel ou estante. Os móveis complementares são aqueles que completam o ambiente, mas não são essenciais, são eles: a mesa de centro ou lateral, poltronas, cadeiras, pufes.

O Sofá

O sofá é o item mais importante da sala de estar, por isso precisa ser confortável, bonito e de qualidade. Se você tem uma sala pequena, esqueça os sofás muito grande e com encostos alto, pois dão impressão que o ambiente é menor do que o tamanho real.



O estofado dos sofás e poltronas devem ter espumas de pelo menos densidade 23, para proporcionar conforto e não deformar.

color1-tudo-para-sua-decoracao

Os tecidos são os mais variados. Você deve escolher pensando, além da decoração, em suas necessidades: resistência, durabilidade, facilidade de limpeza, principalmente para quem tem criança em casa, que sobe no sofá de sapatos ou derruba alguma coisa nele.

Há no mercado basicamente 4 tipos de tecido: o sintético, chenille, jackard e suede. O sintético é o mais barato, muito resistente e de fácil limpeza; o chenille é considerado o mais confortável, por ser macio, mas acumula muito pelo e pó, dificultando sua limpeza, por isso não é aconselhável para pessoas alérgicas ou que possuem animais de estimação; o jackard é uma das tecelagens mais complexas e antigas utilizadas para sofá, seus fios são muito resistentes e possibilitam uma infinidade de estampas, muito utilizado até hoje; o suede é o tecido mais utilizado por ser o mais macio, mas mancha com facilidade se algo cair no sofá, por isso é necessário a impermeabilização.

Quanto a cor opte pelo “Menos é mais”, por cores mais neutras no sofá e brinque com mantas e almofadas para compor a decoração.




Se a sua sala for pequena utilize um sofá menor e claro, ou um em formato de L e agregue poltronas, cadeiras e pufes, que podem facilmente ser deslocados para aumentar os espaços.

O Rack, Painel e Estante

Outro item básico, mas não obrigatório é o aparador para TV, o rack, painel ou estante. Sua aplicação vai depender do espaço e/ou da quantidade de aparelhos que você tem.

O Rack

O rack pode acomodar a TV bem como outros aparelhos eletrônicos como home theater, aparelho de DVD, e também objetos de decoração. Aproveite as divisões e gavetas para organizar CD’s, DVD’s, livros, porta-retratos, cabos, etc.

O Painel

Caso você não disponha de um grande espaço, o painel auxilia na função de aparar a TV sem ocupar espaço. Ele vai diretamente na parede e também possui alguns espaços para objetos de decoração e outros aparelhos.

A Estante

Agora se a sua sala é ampla, uma bela estante pode ficar belíssima nela e acomodar todos os objetos que você possui. Temos muitas opções no mercado e escolha aquela que combine com o restante dos móveis, como mesa de centro e sofá.

A Mesa de Centro ou Lateral

As mesas de centro ou laterais, além de decorar o ambiente, servem de apoio para livros, copos, controle-remoto, abajur, vasos de flores, etc. Mas elas podem comprometer a circulação do ambiente, se a sua sala for pequena, ou tiver crianças em casa.

As com tampo de vidro deixam o ambiente mais leve e clean. As de madeira escura tem um aspecto mais rústico e são uma ótima opção para uma sala de uma casa no campo. Para quem mora em apartamento, com pouco espaço, tem a opção das mesas de centro que viram banquetas, pois otimiza o espaço, e quando precisar de mais lugares para uma visita é só utiliza-las.

Apresentamos para você os móveis para a sala de estar e agora que você já sabe escolher e combina-los para a decoração de sua sala, mãos à obra!

Móveis para decoração de sala de estar
5 (100%) 2 votes
Decorações Sala Últimos post

PLUGIN | SPEED-PAGE-LOAD | Perfect Designer