Plantas e vasos para decoração

Se gosta de natureza e plantas, então pode dar maior colorido à sua casa e jardim com vasos e flores. Com essas dicas é só escolher a sua planta preferida e um vaso não só lindo, mas perfeito para ela e pronto, vai ficar com a casa ainda mais bonita!

Se gosta de natureza e plantas, então pode dar maior colorido à sua casa e jardim com vasos e floreiras coloridas, de todos os tamanhos e feitios. Trata-se de uma ideia bastante original e pouco utilizada, mas que quase instantaneamente faz surgir um toque de cor em espaços mais sóbrios ou escuros.

Facilmente encontrará à venda vasos e recipientes para flores de todos os tamanhos, texturas e materiais, mas certamente que na sua casa tem algumas plantas, naturais ou artificiais, em vasos comuns e sem interesse que você mesmo poderá dar uma nova vida.

Suas cores e formas preenchem e enfeitam cantos, nichos e espaços variados, desde a sala de estar até o banheiro. Separamos algumas dicas de decoração com plantas e fotos com inspirações de onde posicionar vasos grandes e menores dentro ou fora de sua casa ou apartamento.

Quando você vai escolher as plantas para decorar a sua casa, considere também os vasos. Pode parecer que não tem nada a ver, mas na verdade, faz uma grande diferença quando conseguimos o vaso certo para espécie de planta que estamos cultivando. E mais ainda, esteticamente falando.

Não é tão fácil encontrar o vaso ideal, isso porque a quantidade de modelos disponíveis atualmente no mercado para comprar é tanta, que ficamos na dúvida da escolha. Além do tipo de material, você encontrará diferenças de tamanho e acabamentos, entre outras coisas, e também não podemos esquecer que devemos levar em consideração o tamanho da planta, de quanto espaço ela precisará para crescer e se desenvolver.

Tipos de Vasos

Podemos dizer que os vasos estão divididos em quatro grandes categorias, em relação ao material em que foram feitos:



Barro ou Cerâmica

vasos-ceramica-pintados

Cimento ou Concreto

vaso

Vidro

vaso-vidro-decorado-petalas

Plástico

bracketplant-flowerpot-multicolor-font-b-gardening-b-font-font-b-pot-b-font-chlorophytum-hanging-backetplant

Os vasos de cimento ou concreto além de poder ser usado no jardim ou na varanda ou em qualquer outro ambiente externo, uma vez que é bem resistente, também pode ser usada na sala. Neste caso, a avaliação deve ser feita de acordo com o tipo de decoração que foi montada. Normalmente, eles fazem uma boa “parceria” com plantas de grande porte.

Os vasos de barro ou cerâmica são ótimas escolhas para plantas que “consumem” muita água. Porém, não é aconselhável comprá-los quando são pintados, a tinta faz com que a umidade fique retida fazendo mal a planta.

Os vasos de plástico são aqueles mais baratos e bem mais simples de manuseá-los, inclusive de levá-los de um lugar para outro com a planta já cultivada, porque mesmo com a terra dentro não ficam exageradamente pesados. Porém, por outro lado não são muito resistentes e nem sempre são bonitos para decoração. Se for para uma planta que vai ficar do lado de fora da casa é melhor evitá-los porque o material pode ser aquecido pelo sol prejudicando a raiz.

Os vasos de vidro acima de tudo são decorativos. São para serem usados exclusivamente dentro de casa e o melhor é usá-los com plantas mais fácies de serem cultivadas e que possa ser criado algum efeito, uma vez que a terra fica à mostra.

Escolhendo o melhor tipo de vaso



  • Em primeiro lugar observe quais são as necessidades da planta que será cultivada para escolher o tamanho do vaso.
  • Além da planta é importante levar em consideração onde ele ficará.
  • Lembre-se que os vasos precisam ter furos no fundo para drenagem.
  • Leve em consideração o equilíbrio entre planta e vaso, até porque esteticamente falando é necessário que este exista. Não dá para colocar uma planta pequena em um vaso grande e nem vice-versa.

Vasos e plantas para áreas externas

A parte externa tem suas vantagens e desvantagens para o cultivo de uma planta. Ao mesmo tempo que ela pode ter tudo que precisa, como luz solar e ar, ela também está sujeira a chuva, vento forte, muito calor, etc. Por isso, os paisagistas aconselham que sejam usados vasos dos seguintes materiais na parte externa da casa: madeira de boa qualidade, cerâmica, cimento ou fibra de vidro. Isso também garante que o objeto vai durar mais tempo.

Evite: metal, material plástico e madeira de baixa qualidade. São materiais que podem não suportar as mudanças climáticas.

Vasos e plantas para áreas internas

Se plantas na parte interna da casa podem precisar de cuidados especiais, algumas espécies nem podem ficar em ambientes fechados, no caso dos vasos, o material não é um problema. Qualquer tipo de vaso pode ser usado e neste caso, você pode escolher com base na decoração.

Dentro de casa é imprescindível verificar se o tamanho do vaso está de acordo com o ambiente e com os outros objetos de decoração que ele estará dividindo espaço.

Vasos e plantas para apartamentos

Se você prefere plantas que dão flor, aposte em violetas, gérberas, bromélias e azaleias, que se dão bem em ambientes fechados. Para usar folhagens na decoração, boas espécies são as samambaias, fícus, avenca e também palmeiras. Quem mora em apartamento pode optar pela palmeira fênix que é bem pequenina e imponente. Este tipo de planta de folhagem não requer tantos cuidados e sobrevive bem com pouca luminosidade. São, portanto, ótimas plantas para decorar a sala, por exemplo.

Aproveite cantos e esquinas de casas e apartamentos com pé direito alto para colocar vasos com plantas imponentes, como uma palmeira. No topo de estantes, fica bacana vasos com trepadeiras próprias para ambiente interno, como a jiboia, varandas e sacadas comportam tipos variados de plantas e flores: aproveite para criar ali um espaço verde, que além de ajudar na purificação do ar, decora a casa.

PAISAGISMO SACADA - CURITIBA - 17/08/2011 - VIVER BEM - Matéria para a revista VB Casa e Decoração sobre paisagismo em sacadas. Fotografar o projeto da Rosângela Ciafrino Sabbag no Ecoville. A proprietária pediu cheiros, plantas delicadas e conceitos do feng shui. - Foto: Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo

E não se esqueça!

  • Não importa qual é a espécie da planta ou o tipo de vaso que você escolheu, é importante em qualquer caso que ele tenha os furos na parte de baixo para drenagem. O solo não pode ficar alagado nunca, isso causaria o apodrecimento das raízes. Caso você compre um vaso sem os furinhos, faça-os você mesmo.
  • Os furos de drenagem do vaso devem ser de acordo com o tamanho do mesmo, quanto maior, a quantidade de orifícios deve ser mais também.
  • Você pode usar em vasos de qualquer material pedras no fundo ou cacos de telha, ambos ajudam na drenagem e conseguem evitar o acúmulo de água.
  • Antes de comprar um vaso para planta que deseja cultivar se informe bem sobre todos os detalhes dela e avalie o que ela irá precisar. Nunca faça o contrário, vaso primeiro e planta depois.
  • Não perca seu tempo tentando cultivar uma planta que não se adapta ao tipo de clima do lugar onde você mora.
  • Prepare a terra da planta com muito cuidado, procure sempre enriquecê-la com material orgânico.
  • Lembre-se que não basta plantar e pronto, qualquer planta exige cuidados, umas mais outras menos.
Plantas e vasos para decoração
5 (100%) 1 vote
Paisagismo

PLUGIN | SPEED-PAGE-LOAD | Perfect Designer